Artesãos da região lindeira ao lago de Itaipu participaram nesta quinta-feira (24) de uma reunião de planejamento para o artesanato regional em 2023. A atividade integra as iniciativas definidas pela Rede de Cooperação do Artesanato da região lindeira e resulta de uma ação que visa o incentivo ao setor em cada município para fortalecer o trabalho em toda a região.
A estruturação está inserida no Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR), pelo eixo ‘inovação’.
Uma das coordenadoras do grupo gestor da rede, Marlei Scussel, ressalta que a reunião cumpre com o objetivo de dar continuidade às atividades propostas no I Encontro da Rede de Cooperação do Artesanato, realizado em agosto de 2022, com a participação de mais de 150 artesão da região.
Com isso, trabalha-se o planejamento estratégico, que tem por objetivo incentivar a cooperação e a solidariedade, com integração regional e debate das cinco ações macro para 2023.
Dentre as iniciativas elencadas está a viabilização de uma feira regional itinerante, vitrine virtual e catalogação, II encontro regional do setor, sensibilização das comunidades dos municípios, capacitações, construção de um calendário conjunto, troca de experiências e fortalecimento da Rede de Cooperação do Artesanato.
A expectativa é positiva pelo engajamento e participação das pessoas nos municípios, segundo o grupo gestor.