A contação de histórias foi o tema de oficina com agentes de leitura e servidores de bibliotecas dos municípios atendidos pelo Convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território. Ao todo houve a participação de 33 pessoas com atividades teóricas e práticas. O evento foi realizado nesta segunda-feira (24), na sede do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu em Santa Helena.
O que se visa o incentivo à leitura, com base nas contações de histórias, conforme os organizadores. Os participantes conheceram técnicas e embasamentos para construções de narrativas, elementos que podem ser utilizados como corpo, voz e dramaturgia. As metodologias foram experimentadas na prática.
O objetivo é que quem participou da oficina seja multiplicador do conhecimento como uma forma de despertar o gosto pela literatura, segundo a consultora de Cultura do Convênio Linha Ecológica, Tatyane Ravedutti.
A fundamentação teórica foi vinculada à prática com exercícios e utilização de diferentes recursos para a contação de histórias. “Os professores e bibliotecários tiveram a oportunidade de vivenciar no corpo e na mente as técnicas compartilhadas”, ressalta Tatyane Ravedutti.
O trabalho também foi acompanhado por representantes da Itaipu Binacional.
Linha Ecológica
O Convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território é firmado entre a Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e, nesta ação conta com o apoio das prefeituras atendidas.