A Itaipu Binacional, por intermédio do Convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território, firmado entre a Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, estimulou ações de conscientização relacionados ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro.
Noventa mil unidades de lápis semente de espécies nativas foram confeccionados, e entregues a 55 municípios da região para repasse aos estudantes do ensino fundamental – 1º ao 5º anos, segundo o gestor do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider.
Os municípios também desenvolveram programações próprias de conscientização com conteúdo teórico e prático. Recuperação de nascentes, palestras, visitações, plantios de árvores, e oficinas estiveram entre as atividades na região.
O lápis
O lápis semente é feito com matéria reciclada e possui um compartimento na parte superior com sementes. Quando o lápis não tiver mais utilidade, poderá ser plantado em terra fértil e contribuirá com o meio ambiente. Dependendo da semente, ela irá germinar em aproximadamente 20 dias.