A Associação dos Nutricionistas do Oeste e Sudoeste do Paraná (Anuospr), em parceria com a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por intermédio do Convênio Linha Ecológica, reuniu aproximadamente 200 nutricionistas no XIII Encontro de Nutricionistas do Oeste e Sudoeste do Paraná (Enuosp) e II Encontro Binacional de Nutricionistas Brasil e Paraguay.
Dois roteiros de transporte foram disponibilizados para levar os profissionais das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Outro ônibus também levou nutricionistas do Paraguai para o encontro.
O evento foi realizado sexta-feira (02), em Foz do Iguaçu, no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), e foi alusivo ao Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto. O novo chefe do PNI, José Ulisses dos Santos destacou a parceria para a realização do encontro e se colocou à disposição para apoio à região.
Os participantes conheceram detalhes sobre as ações de educação ambiental em segurança alimentar e nutricional no território de atuação da Itaipu Binacional. A presidente da Anuospr, Sofia Perinazzo destacou a importância do evento e o trabalho desenvolvido com os profissionais na região.
Ações regionais
Com diversas ações, a Itaipu Binacional apoiou o evento dentro de sua atuação na promoção de iniciativas, projetos e convênios que visam o desenvolvimento sustentável, segundo a gerente da Divisão de Educação Ambiental, Leila de Fátima Alberton.
O encontro também possibilitou a divulgação a respeito da conquista do título de “Melhor Merendeira do Brasil”, pela merendeira Elisa Szekut, de Capitão Leônidas Marques. Ela sagrou-se campeã do Reality Show “Merendeiras do Brasil”, criado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Elisa e a nutricionista Élister Lilian Fanin destacaram o trabalho que é desenvolvido no município quanto à alimentação escolar.
Nutrição e Saúde
Principal destaque do evento, a palestra ‘Nutrição na Saúde da Mulher’ destacou diversas questões relacionadas à nutrição e manutenção da saúde. A palestrante foi nutricionista mestre em fitoquímica, Camila Mercali.
A palestra foi composta por temas como tensão pré-menstrual (TPM), menopausa, fertilidade, Síndrome do ovário policístico (SOP), gestação e endometriose. Os temas foram relacionados causas e efeitos com abordagem à ciclo hormonal, eixo hipotálamo pituitária adrenal (HPA), stress e sua influência na saúde, mecanismos de controle com base na alimentação e tratamentos.
O conhecimento compartilhado serve de base de conhecimento e soma para a atuação diária das nutricionistas nos atendimentos e iniciativas voltadas à prevenção de doenças, manutenção da saúde e tratamentos, segundo os organizadores do encontro.
Interação
No período da tarde o grupo teve a oportunidade de contato com a natureza, diálogo, troca de informações e interação, além de vivenciar o turismo com visita a uma das sete maravilhas mundiais da natureza, as Cataratas do Iguaçu.