O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu teve nesta terça-feira (12), a segunda Assembleia Geral Ordinária (AGO), do ano de 2022. A entidade congrega como membros os municípios, representados pelos prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e presidentes de associações comerciais, ou indicados. A AGO discutiu e deliberou sobre pautas de ações e iniciativas para o desenvolvimento regional.
O evento também contou com a presença de autoridades regionais e parceiros. A Diretoria Geral Brasileira de Itaipu, foi representada pelo assessor especial Sérgio Andrade Fernandes e Diretoria de Coordenação da Itaipu, pelo assistente Márcio Ferreira Bortolini.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi representado pelo gerente regional, Augusto Cesar Stein, acompanhado pelos consultores Vinícius Milani e Adir Mattioni.
Usina de Projetos
Na pauta da Assembleia esteve a apresentação da Sala de Projetos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), de Santa Catarina, feita pelo diretor da entidade, João Luiz Demantova. “O interesse é conhecer detalhes do trabalho que é desenvolvido para a implantação de modelo semelhante pelo Conselho dos Lindeiros, com a implementação de uma usina de projetos e atendimento aos municípios”, destaca o presidente dos lindeiros, prefeito de Guaíra, Heraldo Trento.
No último mês foi feita uma visita à sede da Amfri, indicada pelo Sebrae, para conhecer sobre a estrutura de trabalho, o que motivou o convite para o diretor da entidade participar da AGO e apresentar o modelo de trabalho.
Kits para TSD
A Assembleia também deliberou sobre proposta para negociação de débitos de associados com o Conselho dos Lindeiros e empréstimo dos equipamentos de um dos kits asfálticos de Tratamento Superficial Duplo (TSD). O pedido foi feito pela Administração Municipal de Medianeira.
O andamento dos trabalhos com outro kit, operado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar), também foi discutido e apresentado pela presidente da entidade, prefeita de Astorga, Suzie Pucillo.
Segurança
O vereador de Marechal Cândido Rondon, vice-tesoureiro do Conselho dos Lindeiros, Vanderlei Sauer, apresentou a Rede de Cooperação Técnica de Segurança, iniciativa trabalhada dentro do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR).
Viaturas
Nos assuntos gerais, uma equipe do Corpo de Bombeiros apresentou o andamento do processo de disponibilização de sete viaturas de combate a incêndios florestais para os municípios lindeiros onde há bombeiros militares. Os veículos foram adquiridos e equipados por intermédio de um convênio de R$5 milhões firmado em 2021 entre o Corpo de Bombeiros e Itaipu Binacional.
Conferência de resíduos
A assessora geral de Planejamento, Orçamento e Gestão, da Administração Municipal de Santa Helena, Vera Schmidt Abomorad e o professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Douglas Roesler destacaram a Conferência Regional Gestão de Resíduos, que ocorrerá em Santa Helena dias 25 e 26 de maio.
Com base em algumas deliberações nesta data, outras discussões já estão sendo encaminhadas para nova AGO no final de maio.