O comitê gestor do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR) realizou nesta quinta-feira (17) sua primeira reunião para alinhamento de ações e pautas de 2022. O encontro foi realizado em formato virtual.
Foi feita a apresentação das ações e projetos em andamento caso da Invest Paraná, Paraná Projetos, Usina de Projetos, Novos Arranjos Produtivos de Inovação (Napi) Oeste, Composição do Grupo Gestor e Plataforma Lindeiros, com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Outas iniciativas ainda devem ser desenvolvidas, segundo a diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler, caso da formação das primeiras redes de cooperação técnica e definição das ações, ou programas, que cada parceiro do programa poderá se comprometer e executar.
Além disso, foi marcado o primeiro workshop presencial, de 2022, do comitê gestor para 29 de abril. “O PGR avança em ciclos”, destaca o professor Douglas Roesler.
Comitê gestor
O comitê gestor é formado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Conselho dos Lindeiros, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Estado do Paraná, Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI), Fundação Araucária, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Itaipu Binacional.
Eixos
O PGR trabalha em 11 eixos: governança, gestão pública, sustentabilidade, negócios e renda, saúde, papel da universidade, inovação, agricultura familiar, segurança e competitividade para a cadeia produtiva, infraestrutura e segurança pública.