A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, o qual destacou o Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR), que, dentre os 11 eixos de trabalho em que está focado, também contempla a segurança pública.
No encontro o Governo do Estado apresentou investimentos na região Oeste do Paraná, que contemplam diferentes corporações. O secretário de Estado complementa que ações estão sendo desenvolvidas para o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira de Divisas (GGIFron). “O segredo é ter projetos para poder angariar recursos”, ressalta.
PGR e segurança
Um dos professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) José Ângelo Nicácio, frisa que ficou satisfeito com o avanço e apresenta o eixo da segurança pública pelo PGR, principalmente para trabalhar com o 190, número da Polícia Militar. Para Nicácio é necessário um grupo de trabalho formado pelos agentes de segurança, pensando um período de 10 anos, melhorando os gargalos que os municípios identificaram.
“A conexão virtual na fronteira é de extrema importância. E para falarmos de turismo, por exemplo, precisamos, sem dúvidas, melhorar a segurança, utilizando a tecnologia em nosso favor”, ressalta Heraldo Trento.
O PGR
O PGR contempla 11 eixos de atuação: governança, gestão pública, sustentabilidade, negócios e renda, saúde, papel da universidade, inovação, agricultura familiar, segurança e competitividade para a cadeia produtiva, infraestrutura e segurança pública.
O comitê gestor do Programa é formado pela Unioeste, Conselho dos Lindeiros, Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Itaipu Binacional.