Gestores Municipais de Educação Ambiental (Gmea), de 55 municípios do Oeste do Paraná e do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul (Conisul), participaram do II Encontro de Integração dos Gmea. O evento marcou o encerramento das atividades de 2021 e serviu para integrar os gestores de educação ambiental.
Foram dois encontros, um em Cascavel, no dia 23 de novembro, e outro em Pato Bragado no dia 25 de novembro, com dinâmicas semelhantes. Na pauta estava a explanação sobre a rede de educação ambiental (EA) com foco no território, histórico, importância, organização e abrangência; Principais resultados desta rede e encaminhamentos para os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022.
A educadora ambiental, Lucilei Rossasi (MAPE.CD), gestora por Itaipu, do convênio ‘Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território – CLE’, destacou que o momento é de celebrar as conquistas, resultado do trabalho dos Gmea e fruto de parcerias com as instituições locais, assim como o reconhecimento e agradecimento pelo compromisso em prol do desenvolvimento territorial sustentável. “Estamos muito felizes pelo trabalho desenvolvido e pelos resultados alcançados. Mesmo com as limitações impostas pela pandemia o CLE manteve sua agenda de ações finalizando 2021 com excelentes resultados”, ressalta o gestor do convênio pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, pela conveniada, Mauri Schneider.
Além disso, foi feita a avaliação 2021, agendada a primeira reunião de alinhamento para 2022 e compartilhadas informações a respeito da pesquisa que a Diretoria de Coordenação de Itaipu está realizando no período de 22 de novembro a 10 de dezembro para diagnóstico inicial da percepção dos programas e ações no território junto aos parceiros diretamente envolvidos.
O convênio ‘Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território’ é firmado pela Itaipu Binacional com o Conselho dos Lindeiros e visa o desenvolvimento de ações em 55 municípios do Oeste do Paraná e do Conisul.