O Programa de Integração Universidade Empresa (Piue), foi apresentado nesta quarta-feira (17), a representantes de instituições e empresários de Santa Helena e Terra Roxa. Pelo programa, as empresas poderão apresentar demandas que serão atendidas por universitários, os quais receberão bolsas custeadas com recursos disponibilizados pela Itaipu Binacional. Nesta quinta-feira (18), o programa será apresentado em Guaíra e São Miguel do Iguaçu.
O atendimento a municípios da região ocorre com base no resultado positivo com o projeto em Foz do Iguaçu.
Serão ofertadas 56 bolsas de R$ 800, ao longo de 9 meses. Os empresários pagarão 10% do valor, segundo uma das coordenadoras do Piue pelo Parque Tecnológico de Itaipu, Sthéfany Walber. O edital fica aberto até dia 28 de novembro.
Como funciona
Na prática, todos os empresários podem buscar por soluções em suas empresas e, os acadêmicos de instituições de ensino superior da região receberão para desenvolver as soluções. “Os empreendedores que têm alguma demanda podem se dirigir diretamente às universidades”, ressalta a gestora do convênio por Itaipu, Luciany Franco. As instituições de ensino superior participantes constam no edital do Programa, no site www.pti.org.br/editais-empreendedorismo/.
Municípios atendidos
O objetivo é apoiar projetos de desenvolvimento tecnológico e de inovação que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento de soluções às empresas proponentes, por meio da inserção de alunos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior parceiras do programa, em empresas privadas localizadas nos municípios de Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Terra Roxa.
A parceria
A ação é realizada por meio de convênio entre e Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu, com apoio o Sebrae-PR, administrações municipal, associações comerciais e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.