Foram definidos, às 23h e 59min desta terça-feira (15), os três vencedores do 1º Concurso Regional de Memes Ambientais, promovido pela Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por intermédio do Convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território. A ação é integrada com os 55 municípios atendidos pelo convênio e recebeu 67 trabalhos.
Conforme o gestor e coordenador do convênio, Mauri Schneider, após passar por uma seleção prévia, com base em alguns critérios como, relevância, formato de apresentação e criatividade, foram selecionados 10 memes, publicados na página do Facebook do Conselho dos Lindeiros para votação final do público por intermédio de curtidas.
Os 67 trabalhos inscritos foram provenientes de 21 municípios e referenciaram as florestas, mudanças climáticas e biodiversidade. “Belos trabalhos vieram de todos os municípios e representam a criatividade voltada à produções atuais, relacionadas ao meio ambiente”, destaca a presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeita de Mercedes, Cleci Loffi. “Mesmo neste momento de distanciamento social, nos reinventamos e buscamos estratégias de envolvimento da região com iniciativas saudáveis”, ressalta.
Vencedores
Os vencedores foram, Laiz Barcella Rocatelli, de Matelândia, em 1º lugar, com o meme ‘Lobo sem Floresta’. Ao todo o trabalho recebeu 1.133 curtidas. O 2º lugar ficou para Emanuely Lais Rozin, de Missal, com o meme ‘Tristeza do Cão’. A imagem recebeu 1.080 curtidas. O 3º lugar foi para Jenifer Lagemann, de Toledo, com o meme ‘Dando uma Conferidinha’. O trabalho recebeu 732 curtidas.
Premiação no Dia da Árvore
O concurso visa a comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, data em que será entregue a premiação na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. O prêmio para o 1º lugar será uma bicicleta de aproximadamente R$2,5 mil. O 2º lugar receberá uma bicicleta de aproximadamente R$2 mil, e o 3º lugar ganhará uma bicicleta de R$1,5 mil.
Objetivos
O intuito do concurso foi promover a criatividade dos usuários das redes sociais e, assim, divulgar mensagens de conscientização ambiental interativamente, estimulando a reflexão sobre o tema ambiental global e local.
Até o horário de fechamento da votação, 84.895 pessoas foram alcançadas, segundo dados da plataforma online. Foram 5 mil 288 curtidas nos trabalhos.