Avenida Brasil, 136 - Santa Helena, PR - 85892-000
(45) 3268-2489 / 3268-3823
Você está em: Página Inicial > Notícias > Conteúdo da Notícia
Linha Ecológica | 13/02/2020 - 16:20
Exposição “Panoramas das Artes Visuais da Bacia Paraná 3”

Texto: Convênio Linha Ecológica
O Ecomuseu é feito no território de influência da Itaipu, com as gentes, as histórias, as memórias, as culturas, os patrimônios, a natureza e tudo mais que dê significado à vida desta comunidade. A arte como força expressiva e criativa é parte constituinte deste cenário, e sempre esteve presente nas ações do museu.   

Sabendo disto, em 1996, as artistas plásticas Lucia Misael e Maria Cheung, propuseram ao Ecomuseu, a realização de uma pesquisa dos artistas da região e de suas obras, visando diagnosticar suas referências culturais devido à ausência de intercâmbios que propiciassem a inclusão dessas expressões artísticas na produção dos grandes centros culturais regionais e nacionais.

Este projeto foi denominado Olho da Terra, e foram pesquisados artistas dos 16 municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, e culminou na elaboração de uma exposição que foi exposta no Ecomuseu e no centro de visitantes da Itaipu e um catálogo de obras desses artistas. Além disto, ensejou a criação do espaço das artes no museu, local que passou a receber exposições temporárias com foco nos artistas da região, e desde então, se conformou como vitrine do que está sendo produzido no território.     

O Ecomuseu retomou esta importante ação de diagnóstico realizando mais uma edição do mapeamento dos artistas visuais da região, entendendo que é necessário alimentar continuamente estas informações, a fim de ampliar e atualizar este levantamento e reafirmando sua atuação como um organismo suscetível e predisposto a participar do desenvolvimento e da organização cultural deste território. Além de publicizá-los queremos estimular novos talentos e reafirmar os já consolidados solidificando dessa forma a identidade cultural da região, desenvolvendo trabalhos como este, que vinculavam a região e a comunidade com elementos representativos de sua produção cultural.

Desta vez, a pesquisa foi ampliada para os 29 municípios que compõem a Bacia do Paraná 3, e realizada por Antônio Carlos Machado responsável pelo Museu de Arte de Cascavel e Lysiane Baldo e com o apoio da Secretaria de Cultura e Esporte de Cascavel,  o Conselho dos Município Lindeiros e os gestores  de cultura dos municípios da região. Neste sentido, foi criado e disponibilizado um questionário online, onde foram reunidas e catalogadas informações sobre quem são os artistas contemporâneos e como se manifestam por meio de seus trabalhos. Foram mapeados 148 artistas visuais atuantes em toda região, representativos de 15 cidades: Altônia, Cascavel, Céu Azul, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Mal. Candido Rondon, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Mundo Novo, Nova Santa Rosa, Ramilândia, São Pedro do Iguaçu, e Toledo.

Novamente foi produzido um catálogo, e será realizada uma mostra com curadoria dos pesquisadores, denominada: “Panorama das Artes Visuais da BP3”. Esta exposição contará com a participação de 60 artistas selecionados e será inaugurada no dia 14 de fevereiro às 19h30min no Museu de Arte de Cascavel, onde ficará exposta até 27 de março, e depois deve itinerar por mais cidades da região. A escolha destes artistas se deu com o intuito de mostrar ao público um pouco da diversidade de linguagens e poéticas mapeadas, prestigiando a produção artística regional. As obras de dois empregados de Itaipu comporão a mostra conjunta, Andeson Guapo da Divisão de Comunicação Social e Luiz Nakasoni da Assessoria da Diretoria de Coordenação.

Este encontro visual busca a valorização de todos, desde os mais experientes, já reconhecidos até jovens artistas que ainda não participaram de muitas exposições, mas que movimentam a cena artística em suas cidades, para além de sua produção individual, atuando como arte- educadores para fomentar o ensino e difundir as artes visuais. Uma diversidade de técnicas e linguagens como: desenho, pintura, escultura, gravura, cerâmica, fotografia, colagem, vídeo arte, arte digital, entre outros, além de artistas que transitam por espaços/territórios híbridos como: o desing gráfico, a animação, o cinema, a tatuagem e a arte de rua (grafitagem), poderão ser conhecidos.

Outras Notícias

Contato
(45) 3268-2489 / 3268-3823
(45) 3268-2489 / 3268-3823
Avenida Brasil, 136 - Bairro: Baixada Amarela Tel. (45) 3268-2489 e 3268-3823 Santa Helena - Paraná - Brasil - CEP. 85892-000
CNPJ: 00.405.446/0001-04
Redes Sociais
Tecnologia e desenvolvimento