O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, assim como da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), se reuniram nesta quarta-feira (14), com a direção geral e equipe de gestão da Itaipu Binacional em Cascavel. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e o diretor de Coordenação, Luiz Felipe Carbonell, apresentaram aos prefeitos os principais projetos e parcerias desenvolvidos na região.
A Itaipu Binacional vai investir no Oeste do Paraná a maior parte de seus recursos destinados a convênios e parcerias. O anúncio foi feito pelo diretor-geral brasileiro.
O presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano), destaca que é importante a relação de proximidade que está sendo construída. Dentre os assuntos estiveram a saúde, revisão de valores de convênios e novos projetos, conforma Leomar Rohden..
Desenvolvimento regional
O prefeito observa que os recursos destinados pela Itaipu são importantes para a continuidade das ações que estão sendo desenvolvidos nos municípios. Alguns convênios foram renovados e adequados. O presidente dos Lindeiros ressalta que, com relação ao que está pactuado, será mantido, porém, conforme a direção de Itaipu, adequações podem ser feitas quando da renovação.
Rohden ressalta que há a possibilidade de novas parcerias. Deve ser apresentado projeto para investimento no hospital regional de Toledo, tendo por base a modernização do Hospital Ministro Costa Cavalcanti em Foz do Iguaçu, o que passará por análise da Binacional. O que se quer, em um contexto geral, é estar junto à Itaipu para investir na qualidade de vida da população do Oeste do Paraná.
Fotos: Sara Cheida/Itaipu Binacional