O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, em parceria com a Itaipu Binacional, prefeituras da região da Bacia do Paraná 3 (BP3), e Coletivo Jovem da Bacia do Paraná 3, realizaram nesta quarta-feira (25), em Toledo, o IV Encontro de Formação do Coletivo Jovem. O evento ‘Vivências de Sustentabilidade’, contou com a representatividade de 61 pessoas de 27 municípios.
A formação é caracterizada como um momento para a organização e mobilização dos jovens na concretização de pleitos da região, com a abrangência de assuntos inerentes à atualidade, correntes ideológicas e de defesa do meio ambiente e sustentabilidade.
Para a jovem Karini Scarpari, de São Miguel do Iguaçu, “o encontro foi maravilhoso”. “Muito bom ver e saber mais sobre estilo de vida sustentável. Aos poucos vamos mudando nossos hábitos e repensando nossa forma de vida”, ressalta.
Foram trabalhadas quatro oficinas de formação voltadas a ‘modelos de cultivo de alimentos’ coordenada por Mauri Schneider, ‘compostagem’, executada por Ronaldo Pavlak ‘sustentabilidade e estilo de vida’, com Annie-Sophie Bertrand e ‘Yoga e consciência’, com Rodrigo Cupelli.
A dinâmica dos trabalhos oportunizou ao longo do dia que todos os jovens participassem das quatro oficinas. Os temas foram propostos pelos próprios jovens e atendem ao princípio da sustentabilidade que está na identidade do Coletivo Jovem da BP3, segundo os organizadores.
Envolver os jovens com as causas regionais e nacionais está entre os principais objetivos do trabalho que foi desenvolvido.