Os produtores rurais que participam do projeto “Arranjo Técnico e comercial de geração distribuída de energia elétrica a partir do Biogás de Biomassa residual da suinocultura em propriedades rurais do município de Entre Rios do Oeste”, assinaram os contratos de comercialização do biogás, que foi firmado entre a municipalidade e os produtores participantes do projeto de pesquisa e desenvolvimento de biogás, patrocinado pela COPEL e executado pelo CIBiogás e PTI.
O projeto garantirá o tratamento dos dejetos animais transformando um agente poluidor em biogás e biofertilizante. E assim, possibilitando o produtor de comercializar estes produtos, além de gerar uma renda adicional.
Ao todo, são 18 produtores que estão participando do projeto e que após nove anos de estudos e pesquisas está de fato sendo concretizado.
Na ocasião, o prefeito Jones Neuri Heiden, oficializou a data para a inauguração oficial da Mini Central Termelétrica a Biogás, que será quarta-feira (24), com a presença do governador do Estado, Ratinho Junior e demais autoridades.
A cerimônia de inauguração está agendada para às 10h, no Parque Industrial II, localizado na Linha Fátima, em Entre Rios do Oeste.
De acordo, com o Secretário de Saneamento Básico, Energias Renováveis e Iluminação Pública, Carlos Eduardo Levandowski, enfatizou a importância do Projeto de Biogás, tanto na fase de conclusão, implantação e agora na fase inicial de operação da Usina.