O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu compõe a coordenação do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), e busca, junto com outras entidades, criar estratégias para fomentar e desenvolver a região. As quatro principais bandeiras defendidas como essenciais para o crescimento sustentável foram apresentadas por cerca de 300 representantes de instituições públicas e privadas, durante o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Território.
Conforme o vice-secretário do Conselho de Desenvolvimento, Walter Fabiano dos Santos, a ampliação da malha ferroviária, a construção do aeroporto regional, a conquista do status de estado livre de aftosa e sem vacinação e a melhoria da qualidade da energia que chega à zona rural foram os principais assuntos discutidos.
A partir da aprovação das pautas, as demandas devem ser encaminhadas para as autoridades competentes de cada setor, assim como, para os governos, estadual e federal. “Estamos trabalhando em todos os sentidos para obter resultados satisfatórios para a nossa região”, ressalta a presidente do Conselho dos Lindeiros, Cleci Loffi.
Questões cruciais precisam ser resolvidas para alavancar o crescimento sustentado do Oeste do Paraná e, para isso é necessário o empenho da sociedade organizada com o aval dos governos em todas as esferas, segundo o presidente do POD, Danilo Vendruscolo.
União de forças
Composto por aproximadamente 60 entidades, o POD representa a região e seus pleitos por intermédio de uma coordenação que se reúne periodicamente com apresentação de pautas, negociações e demandas.
O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu passou a integrar a coordenação recentemente, juntando-se ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Instituto Emater, Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI), Itaipu Binacional, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e representantes de cooperativas da região.
Dentro da organização o Conselho dos Lindeiros compõe a Secretaria Executiva com a Itaipu , Sebrae, FPTI e Caciopar.
Para vice-secretário dos Lindeiros, participar do POD é importante, tanto para a cadeia técnica, quanto à diretoria, com destaque para os pleitos regionais. O Fórum Oeste em Desenvolvimento é um exemplo da importância do trabalho.