Avenida Brasil, 136 - Santa Helena, PR - 85892-000
(45) 3268-2489 / 3268-3823
Você está em: Página Inicial > Notícias > Conteúdo da Notícia
Assessoria | 17/04/2019 - 17:11
Reunião dos Lindeiros com novo diretor geral de Itaipu gera expetativa positiva para ações
Encontro gerou otimismo pelo trabalho conjunto com a binacional na região de fronteira

Crédito fotos: Nilton Rolin/Itaipu Binacional

O presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Leomar Rohden, a vice-presidente, Cleci Loffi, e a diretora técnica, Sandra Finkler, se reuniram nesta quarta-feira (17), com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. Na pauta estiveram assuntos relacionados a convênios, patrocínios e parcerias. A avaliação a respeito do contato com o novo diretor geral foi positiva, conforme o presidente dos Lindeiros.

Dentre os assuntos em destaca estiveram, segurança, saúde, projetos no setor energético, questão indígena e Ferroeste. Conforme publicação da Itaipu Binacional, na terça-feira (16), o diretor fez um sobrevoo na região para conhecer as ações socioambientais de Itaipu. “Os lindeiros são uma espécie de fiscais e guardiões do nosso reservatório”, disse o general.

Ações conjuntas

A pauta de reinvindicações à nova diretoria de Itaipu teve como destaque a participação no grupo de trabalho que analisa o Anexo C, do tratado de Itaipu e que também se relaciona ao pagamento dos Royalties; Continuidade dos programas que auxiliam os municípios diretamente com prevenção do solo e melhorias contínuas da comunidade lindeira; Continuidade dos convênios, caso, por exemplo do Rede de Educação Ambiental Linha Ecológica, Encontros e Caminhos, Programa Cidades Sustentáveis, nos 55 municípios do Oeste e Mais Verão ao Lago de Itaipu; Pavimentação Asfáltica; Continuidade do apoio na realização da Gincana Jovens Lindeiros Ligados à Vida, nos 16 municípios Lindeiros.

Além disso, outras ações solicitadas visam o repovoamento de peixes no Lago de Itaipu, incentivo à energias renováveis. A discussão conjunta de iniciativas e ações em prol dos municípios lindeiros também foi uma das reivindicações apresentadas na reunião.

Recursos

Conforme a Itaipu, “todos os convênios com aderência à missão serão mantidos. Hoje, por determinação do general, muitas parcerias estão sendo reavaliadas atendendo uma diretriz que prevê o melhor emprego dos recursos dentro dos bons preceitos da administração pública. A medida leva em consideração os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, de acordo com o artigo 37 da Constituição Federal.”

A receptividade e as tratativas foram positivas, conforme o presidente do Conselho dos Lindeiros, Leomar Rohden. Silva e Luna se colocou à disposição para continuar a ajudar a região lindeira. “O novo diretor se mostrou muito afinado com as questões regionais e que tem vontade de continuar com ações em benefício da população lindeira com inciativas concretas”, destacou Rohden. “Foi uma oportunidade importante de contato com a nova diretoria para alinhar algumas questões e manter o vínculo para ações conjuntas”, finalizou.

Lindeiros

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu tem como integrantes, Guaíra, Marechal Candido Rondon, Santa Helena, Missal, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu, Diamante D'Oeste, Terra Roxa, Foz do Iguaçu, Mercedes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, São José das Palmeiras, Itaipulândia e Mundo Novo, (MS).

Outras Notícias

Contato
(45) 3268-2489 / 3268-3823
(45) 3268-2489 / 3268-3823
Avenida Brasil, 136 - Bairro: Baixada Amarela Tel. (45) 3268-2489 e 3268-3823 Santa Helena - Paraná - Brasil - CEP. 85892-000
CNPJ: 00.405.446/0001-04
Redes Sociais
Tecnologia e desenvolvimento