Um encontro com as nutricionistas das secretarias municipais de educação de 54 municípios da região Oeste do Paraná ocorreu em Cascavel. Dentre a pauta, trabalhada por intermédio da metodologia Word Café, esteve o concurso receitas saudáveis, como parte do tema ‘Segurança Alimentar’. A iniciativa é da Itaipu Binacional e do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu por intermédio do Convênio Linha Ecológica: Educação Ambiental e Cultura. As participantes são responsáveis pelo Programa de Alimentação Escolar nos municípios.
A ação tem como objetivo promover a segurança alimentar e nutricional no território de atuação do convênio. Para isso é realizada uma formação continuada, com a junção de gastronomia, segurança alimentar, alimentação saudável, reaproveitamento de alimentos e conservação ambiental.
No período de formação será organizada a 4ª edição do Concurso de Receitas Saudáveis e as receitas selecionadas comporão o 4º Caderno de Receitas Saudáveis do território Oeste. O período de ações do programa está previsto para maio de 2019 a março de 2020.
No decorrer das formações de nutricionistas e das cozinheiras e merendeiras, houve um grande avanço na qualidade da alimentação escolar e da alimentação da população em geral desde 2005 quando o trabalho iniciou em parceria com as secretarias municipais de Educação da região conhecida como Bacia do Paraná 3 (BP3), segundo o gestor do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider.
Para a consolidação desses processos, fazem-se necessários a continuação das atividades e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar (Consea’s).
O protagonismo das cozinheiras, possibilidade de circuitos curtos da agricultura familiar e obtenção de recursos por parte dos produtores, com alusão à comercialização e consumo de alimentos saudáveis estão entre os resultados observados.