O programa Encontros e Caminhos, edição 2019, cumpriu a primeira etapa de atividades, relacionada ao lançamento das ações. O desafio, apresentado durante o Show Rural, no início de fevereiro, foi a publicação de uma ‘foto-orgulho’. Cada município deveria publicar a foto em mídia social e conseguir o maior número de ‘curtidas’. O projeto foi lançado para os 54 participantes do Encontros e Caminhos, que teve como vencedores, Marechal Cândido Rondon (1700 curtidas), e Iracema do Oeste (1600 curtidas). O prêmio é uma apresentação dde Ricardo Denchuski, com participação especial dos alunos da Viola Lindeira.
O Encontros e Caminhos consiste de uma jornada de atividades, por intermédio de convênio da Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e que visa promover a divulgação das potencialidades de cada município, com valorização das ações, cultura, educação, esporte, além de iniciativas sustentáveis, tanto no meio rural, quanto urbano. Também há estímulo à integração regional, conforme a gestora dos convênios pela Itaipu, Luciany Franco.
Interação
A intenção com a publicação e busca de curtidas foi de fazer com que as pessoas refletissem sobre seus potenciais que gostariam de ver divulgados, de acordo com os coordenadores do Programa. Em alguns lugares o momento da foto também serviu para agregar ações paralelas como o plantio de árvores e outras atividades.
A diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler, observa que diversas iniciativas estão em andamento com envolvimento da comunidade, como oficinas de grafite, produção de hortas em mandala, acampamentos com jovens, cavalgadas além de outras atividades.
Avaliação positiva
Sandra Finkler lembra que no ano passado foram lançados balões biodegradáveis com sementes e, em 2019 foi feito o desafio das fotografias como proposta de lançamento. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados e com o envolvimento das pessoas”, frisa a gestora dos convênios pela Itaipu, Luciany Franco.
Conforme a coordenação do Encontros e Caminhos, o trabalho continua e visa envolver a comunidade em diferentes ações. Dentre os objetivos está o estímulo ao entendimento de que é possível alcançar o engajamento popular e mobilização e, nem sempre é necessário haver o emprego muito recurso financeiro.