Uma caravana de 55 pessoas participou na última semana do IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (FBEA), na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú (SC). Atoro foram 21 trabalhos do Oeste do Paraná apresentados no evento, além da participação em oficinas e mesas de diálogos com a apresentação do Programa de Educação Ambiental na Bacia do Paraná 3 (BP3), e do Programa Educação Ambiental Corporativa de Itaipu.
O IX FBEA teve como tema gerador “Uma releitura crítica das políticas da educação ambiental brasileira: Repercussões da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA)” e como objetivo geral o fortalecimento da diversidade da educação ambiental brasileira em suas diferentes matizes, por meio da defesa dos direitos e conquistas alcançadas através das políticas públicas do campo socioambiental.
Integrado ao cenário nacional, o Oeste do Paraná contou com a participação de 55 educadores dos grupos do coletivo educador da BP3, coletivo jovem da BP3, nutricionistas, estudantes e professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Latino Americana (Unila) e Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Dentre os 21 trabalhos da região apresentados, muitos são resultados de ações que acontecem em parceria com a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, dentro do Programa de Educação Ambiental.
O coordenador do convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider, ressalta que o encontro foi uma grande oportunidade de socializar conhecimentos e aprendizados para todos os participantes. “Com certeza os participantes conseguiram ter contato, e compartilhar conhecimentos”, observa.
Paralelamente os educadores ambientais também atingiram o objetivo de promover a sensibilização para a questão socioambiental, o que no Fórum ocorreu por meio de socialização de conhecimentos científicos e populares, ou seja, os saberes produzidos no campo socioambiental e as experiências de educação ambiental realizadas e em realização, estimulando a implementação de políticas públicas.